sobre o livro: Single Mothers by Choice, a guidebook for single women who are considering or have chosen motherhood

Jane Mattes decidiu ter um filho sozinha, Eric nasceu em 1980. No ano seguinte esta psicoterapeuta americana tinha fundado a associação Single Mothers by Choice (Mães Solteiras por Escolha), que desde então deu apoio a mais de 30.000 mulheres que se interrogaram sobre esta possibilidade ou enveredaram por este caminho. Ao fim de alguns anos escreveu um livro (1) sobre esta escolha e o que ela implica, que é uma bíblia sobre o assunto, e que recomendo muito: Single Mothers by Choice, a guidebook for single women who are considering or have chosen motherhood, por Jane Mattes, 1997, Three Rivers Press, New York.

Depois de um longo tempo a revirar a net à procura de informação relevante sobre o assunto e de ficar frustrada com clichés e informação superficial, este livro foi uma lufada de ar fresco. Foi claramente escrito por alguém que percebe do assunto e é capaz de falar da realidade e dos problemas práticos que se apresentam neste contexto. Até mesmo os temas que dizem respeito às escolhas e opções de quem já está a tentar ou já tem a sua criança são pertinentes para quem está a decidir, transportam-nos para dentro dos detalhes do dia-a-dia, confrontando-nos com os nossos próprios sentimentos perante essas realidades.

O livro aborda as várias dúvidas e hesitações que surgem a quem se confronta com esta decisão, as questões logísticas que precisam ser pensadas, as realidades práticas, os problemas que podem surgir e como resolve-los e preveni-los. Fala das escolhas e opções disponíveis para quem quer engravidar ou adoptar, dos riscos e vantagens das múltiplas opções dentro de cada uma destas vias. De como explicar a figura do pai à criança nas várias idades; dos aspectos legais; de como lidar com a nossa família, amigos e amigos das crianças; como equacionar a possibilidade de surgir um companheiro na vida da mãe no futuro, etc.

O índice e primeiras páginas podem ler-se aqui e o livro pode ser adquirido na Amazon UK aqui, e na Amazon Espanha aqui.

M.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Grupo no Facebook

Links úteis

Histórias de Portuguesas solteiras que engravidaram com dador